Sobre

O GAAGPAM é um grupo de pesquisa do Núcleo de Meio Ambiente – NUMA/UFPA, cadastrado na plataforma de diretórios de pesquisa CNPq. Tem por objetivo contribuir para a avaliação de Impacto Ambiental, particularmente em relação aos impactos promovidos pelos Grandes Projetos na Amazônia Paraense.

Os resultados do trabalho do grupo terão repercussões acadêmicas, sociais e ambientais. Espera-se que no plano acadêmico as atividades englobem a pesquisa, o ensino e a extensão. O tripé acadêmico se materializa:

1- Projetos de pesquisas, como: Avaliação de Impactos da Dendeicultura no Pará permitirá analisar as dinâmicas e transformações sob a ótica de políticas públicas; Impactos socioambientais em Barcarena(PA), debatendo a dinâmica conflituosa deste território;

2- Disciplinas, como: Impactos Socioambientais dos Grandes Projetos na Amazônia podem despertar o discente para a problemática ambiental e os impactos dos Grandes Projetos na Região Metropolitana de Belém (RMB).

3- Visitas técnicas e projetos de extensão podem contribuir para uma intervenção mais aplicada na realidade com vista a capacitar os conselheiros municipais para uma atuação mais efetiva em seus respectivos conselhos setoriais.;

Assim, O GAAGPAM espera colocar no centro do debate questões relativas à gestão de recursos naturais e processos de desenvolvimento local, produzindo reflexões que possam (re)orientar políticas públicas, apoiar iniciativas de bases comunitárias e colaborar para a sustentabilidade.

Linha de pesquisa:

Gestão Ambiental compartilhada e desenvolvimento local sustentável
Objetivo: Problematizar o papel dos níveis governamentais sobre a gestão ambiental e os reflexos dos impactos ambientais dos grandes projetos, enfatizando o fortalecimento da gestão ambiental municipal.

Grandes Projetos, Mercado e Políticas Públicas
Objetivo: Caracterizar a ação das empresas na amazônia, analisar as relações de mercados oriundas dos empreendimentos dos grandes projetos, diagnosticar as políticas públicas no âmbito regional.

Impactos e Conflitos Socioambientais
Objetivo: em construção.

Sociedade, cultura e poder
Objetivo: Problematizar as relações sociais, políticas e culturais e suas transformações mediadas pela presença de grandes projetos.